X

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Se pretende um orçamento/cotação para algum dos nossos produtos ou serviços pode enviar-nos por aqui o seu pedido e responderemos ao mesmo tão brevemente quanto possível.

X

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Agradecemos o seu contacto.
Responderemos ao seu email o mais rapidamente possível.
  • Home /
  •  Info tecnica /

  •  O Que Significa a Sigla PVC

O Que Significa a Sigla PVC

A sigla PVC significa Policloreto de Vinilo, que é um dos mais antigos (1930) e mais usados plásticos.

Graças às suas propriedades mecânicas pode ser modificado conforme sua necessidade com custo extremamente competitivo, além de poder ser reciclado por diversas vezes.

 

 

 

 

Principais Caracteristicas

Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação;

 

Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores;

 

Resistente à maioria dos reagentes químicos;

 

Bom isolante térmico, elétrico e acústico;

 

Sólido e resistente a choques;

 

Impermeável a gases e líquidos;

 

Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);

 

Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos; 

 

Não propaga chamas: é auto extinguível; 

 

Versátil e ambientalmente correto; 

 

Reciclável e reciclado; 

 

Fabricado com baixo consumo de energia;

Composição do PVC

O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).

 

A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise, obtém-se o cloro, soda cáustica e hidrogênio. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura). Assim se dá a obtenção do cloro, que representa 57% da resina de PVC produzida. 

 

O petróleo, que representa apenas 43% desta resina, passa por um caminho um pouco mais longo. O primeiro passo é uma destilação do óleo cru, obtendo-se aí a nafta leve. Esta passa, então, pelo processo de craqueamento catalítico (quebra de moléculas grandes em moléculas menores com a ação de catalisadores para aceleração do processo), gerando-se o eteno. Tanto o cloro como o eteno estão na fase gasosa e eles reagem produzindo o DCE (dicloro etano).  

 

A partir do DCE, obtém-se o MVC (mono cloreto de vinila, unidade básica do polímero. O polímero é formado pela repetição da estrutura monomérica). As moléculas de MVC são submetidas ao processo de polimerização, ou seja, elas vão se ligando formando uma molécula muito maior, conhecida como PVC (policloreto de vinila), que é um pó muito fino, de cor branca, e totalmente inerte.

 

A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável.