Isolamento Térmico

 

Transmissão Térmica
Comparação de valores K
Entre uns 60 e 70% do consumo de energia de uma casa utiliza-se para a calefacção da mesma. Para manter uma habitação a uma temperatura superior à da temperatura exterior, deve-se ter calor de forma permanente a fim de compensar as perdas de calor através dos diferentes elementos à construção. As perdas de calor através das janelas, significam entre 30 e 40% do total das perdas de calor de uma casa. A perda de calor através de um material é directamente proporcional ao valor de K (coeficiente de permeabilidade ao calor) do material, ou por outras palavras, um alto valor de K (expresso em W/m5K) significa uma grande perda de energia. Pelo contrário um baixo valor de K, indica um bom isolamento.

Na figura 1 mostra-se uma comparação dos valores de K de alguns materiais (PVC, madeira, alumínio), utilizados para a fabricação de caixilharia. Desse modo, podemos ver claramente que os perfis de PVC possuem um valor de K mais baixo e por conseguinte são o melhor isolamento. Dos cálculos realizados na Universidade Estatal de Gante, pelo Centro de Provas para elementos de fachadas, de acordo com as prescrições da norma belga NBN B62-002, depreende-se que o valor de K para uma janela com vidro duplo, de dimensões médias, e fabricadas com perfis da Veka, situam-se entre 1,931 e 2,5, dependendo das dimensões.

Também podemos dizer que as perdas de calor através de uma janela com vidro duplo e perfis em PVC, é de 64% inferior ao de uma janela idêntica fabricada com perfis de alumínio. O qual exerce uma influência bastante grande no valor da conta anual de energia.

A fim de ilustrar as excelentes qualidades dos perfis em PVC, efectuaram-se uma série de provas para estudar o fluxo de temperatura numa janela com perfis em PVC e vidro duplo.
Deste modo, esquematicamente, os resultados destas provas foram os seguintes:

1. Há uma grande diferença de temperatura entre a parte interior e exterior do perfil, o qual é uma consequência directa das boas propriedades do isolamento deste material. O perfil de PVC isola melhor que o vidro duplo, graças à sua baixa condutibilidade.

2. A temperatura no lado interior do vidro é claramente inferior que do lado interior do perfil.
 Isto significa que não há condensações no perfil da janela.

3. A temperatura nas paredes interiores dos perfis situa-se perto da temperatura ambiente.
Este fenómeno tem como resultado que as janelas de PVC oferecem uma notável sensação de conforto.

A condutibilidade do PVC é muito baixa e podemos comprovar com dados comparativos:
- PVC 0,17 w/mºc
- Alumínio 200 w/mºc
- Madeira 0,2 a 0,9 w/mºc
- Cimento 0,9 a 1,2 w/mºc



Isolamento Acústico

 

Isolamento Acústico
Na construção de paredes, as janelas são os elementos mais débeis. Isto é uma consequência das propriedades acústicas menos boas do vidro, de um débil encaixe e das juntas de ligação da janela com as paredes, estarem deficientemente resolvidas.

No entanto, podemos supor que o isolamento acústico depende mais do tipo de janela, do conceito das juntas, da fabricação da janela, da permeabilidade ao ar e o vidro (lei da massa e da frequência), que do conceito do perfil. A tudo isto, é necessário acrescentar que as baixas frequências são mais difíceis de atenuar que as altas frequências. Em consequência da lei da massa, o isolamento acústico da janela é melhor à medida que aumenta a espessura do vidro.

Também é de vital importância evitar as ranhuras. Estas ranhuras vão influir no isolamento total.

Para determinar o isolamento ao ruído das janelas, remetemo-nos à norma internacional ISO 140. O Centre de Développement Industriel de Saint-Gobain efectuou a medição do índice de atenuação do ruído pesado de acordo com a norma ISO 140, em diversas janelas. Dependendo do vidro, registaram-se valores entre 35 db e 44 db.





CopyRight © Todos os direitos reservados. CidadePVC
Sistemas de Caixilharia em pvc - Perfis em PVC
Caixilharia - Janelas em pvc - isolante térmico PVC
Caixilharia - Portas em pvc - isolante acústico PVC
Portões Seccionados, Estores, Portadas
Redes Mosquiteiras e Sistemas de Protecção Solar